Cuidados com o carro antes de sair de férias

08 janeiro 2020


Preparar o seu veículo para pegar a estrada durante o período de férias é tão importante quanto preparar todo o seu roteiro de viagem. Esse cuidado com as manutenções preventivas vai garantir uma viagem muito mais tranquila, segura e confortável para toda a família! Saiba os cuidados com o carro antes de sair de férias!

Pneus

Uma viagem, principalmente as mais longas, exigem muito dos pneus, por isso, é necessário todo o cuidado com essas peças do carro.

Alguns reparos são necessários nos pneus quando estes apresentam desgaste e falta de calibração, ou uma calibração incorreta. 

Caso tenha reparado alguma dessas coisas, é fundamental que os pneus sejam trocados ou passem por uma calibração correta, de acordo com as orientações do fabricante.

Nesse momento lembre-se também de calibrar o estepe, ele pode te salvar em uma situação de emergência. 

Manter os pneus calibrados é muito importante durante uma viagem, assim você evita possíveis acidentes.

Alinhamento e balanceamento

Um outro fator que influência na dirigibilidade é o alinhamento e o balanceamento, que trazem a estabilidade para o veículo.

Quando o alinhamento e o balanceamento não estão regularizados, a direção tende a puxar o carro para um dos lados, o que tira do motorista o controle na hora de dirigir. 

Além disso, o consumo de combustível e o desgaste dos pneus aumentam devido ao peso e o esforço do carro.

A orientação é que o alinhamento e o balanceamento sejam feitos a cada 10 mil quilômetros rodados. No caso de uma viagem, mesmo que não tenha atingido essa quilometragem, o proprietário deve levar à uma oficina como medida de segurança. 

Freios

Outro dos cuidados com o carro que você deve ter é com os freios. Esse é um componente imprescindível para verificar antes de viajar, pois sua falha na estrada pode ser fatal.  

Enquanto estiver no volante repare nos barulhos emitidos ou a perda de eficiência ao frear.  Na oficina, o mecânico irá conferir o estado das pastilhas de freio e o nível do fluido, assim como a regulagem do freio de mão, que auxilia em casos de emergência. 

Óleo do motor

O óleo garante a lubrificação do motor, mantém a temperatura, diminui o atrito e evita o desgaste excessivo das peças. 

Garantir a lubrificação do motor antes de danificar pode te fazer economizar um bom dinheiro, por isso, já aproveita pra dar uma olhada no seu veículo. Esse é um dos itens que você consegue conferir sem sair de casa. 

Para verificar se o nível está propício para pegar a estrada, retire a vareta do motor quando ele estiver quente, e veja o nível do óleo na vareta. 

Se a marca estiver abaixo do nível indicado, é necessário levar o carro para realizar a troca do óleo, além de verificar se existe algum tipo de vazamento. 

A cor do óleo deve ser clara e com textura fluida. 

Faróis e lanternas

O uso dos faróis e lanternas nas ruas e estradas é obrigatório em qualquer horário, mas quando falamos de uma viagem noturna eles se tornam ainda mais importantes. 

Por se tratar de acessórios de iluminação e sinalização, os faróis e lanternas precisam estar funcionando em perfeita condição durante a sua viagem. 

O tempo de uso do veículo faz com que eles fiquem desregulados, sujos e até mesmo com algumas  lâmpadas queimadas. 

Por isso, é importante realizar uma revisão para que a visibilidade na estrada e a sinalização de direção facilite o condutor e a percepção dos outros motoristas na estrada.

Água do radiador

Para manter a temperatura correta do motor, é necessário que o nível de água no radiador esteja adequado, fazendo assim, com que a temperatura não aumente de forma excessiva. 

Verificar o nível da água é muito simples! Basta verificar se o reservatório está com o nível de água dentro do mínimo e máximo sinalizado. 

Caso identifique algum problema, o veículo precisa passar por uma visita ao mecânico, porque o superaquecimento pode gerar problemas maiores ao veículo e aos passageiros.  

Esses são os principais pontos para você verificar no seu carro antes de pegar a estrada para curtir uma viagem em família. 

Sem dores de cabeça e sem preocupação, se prevenir é a melhor forma de fazer essa experiência ser inesquecível. 

Confira essa lista de cuidados com o carro e dê um “check” de acordo com cada tarefa realizada:

Celular no posto de gasolina: mito ou verdade? Clique para conferir!

Newsletter