Principais causas que fazem o consumo do carro aumentar

15 janeiro 2020


Você é daqueles que sempre fica de olho no painel para saber o quanto o seu carro está gastando por quilometragem? Saiba que alguns cuidados com a manutenção e a dirigibilidade, se combinadas, fazem que o consumo do carro reduza e você desembolse menos na hora de abastecer. Confira os principais motivos que aumentam o consumo do carro!  

Peso

Cada carro tem um peso de transporte de passageiros estipulado pelo fabricante e, se essa carga ultrapassar o orientado, seu veículo passará a consumir mais combustível. Assim, é importante ficar atento ao equilíbrio quando o carro estiver cheio ou até mesmo com malas durante uma viagem.

Velocidade

Pode parecer um fator muito pequeno, mas que impacta diretamente no consumo do carro: a velocidade na direção. 

Aliviar o pé do acelerador em algumas vias pode aliviar um pouco do seu bolso na hora de abastecer. 

Em vias com maior velocidade permitida o ideal é se manter dentro do limite e as janelas fechadas. Isso porque os veículos costumam aumentar o consumo de combustível ao atingir certa velocidade nas estradas, e com os vidros baixos, tem a sua aerodinâmica afetada. 

O gasto e a economia variam com o modelo de cada carro.  

Pneus

Você sabe a importância de manter a calibragem correta do seu veículo? (link para o texto de calibragem). Essa manutenção é de extrema importância para o desempenho e economia do seu veículo na estrada. Ela faz com que o carro se esforce menos, que o desgaste das rodas sejam menores, desta forma, colabora para a economia de combustível. 

Outro fator que auxilia no consumo do carro é manter o desenho da banda de rodagem dos pneus, o alinhamento e o balanceamento.    

Velas

A vela é uma peça da câmara de combustão do veículo, e é ela quem auxilia no processo para a mistura do ar e do combustível, que é o que faz o carro andar. Quando essa peça começa a falhar nem todo o combustível que entra na câmara de combustão é queimado, assim, o sistema joga mais combustível para realizar o processo, o que impacta diretamente no consumo do carro.  

Se essa peça apresentar defeito ou passar do prazo de validade é preciso fazer a sua troca imediatamente! O recomendado é que a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros rodados, de acordo com o manual do proprietário, o  veículo deve passar por uma revisão da vela. 

Agora que você já sabe todas as causas para o consumo do carro aumentar, é hora de colocar em prática quando for pegar a estrada e economizar!

Leia também: Quem pode se associar ao Sindipostos? Como fazer isso?

Newsletter