Verdade ou Mito: celular em posto de gasolina

30 setembro 2019


Celular em posto de gasolina

Você também é daquelas pessoas que fica na dúvida se deve ou não utilizar celular nos postos de combustível?

A questão é bastante contraditória. Entenda o porquê!

Proibição em alguns municípios

Alguns municípios, por meio de legislação própria, proíbem a utilização do celular perto das bombas de gasolina em postos de combustíveis, com placas indicativas. 

Mas a proibição possui duas correntes. Há quem concorde e há quem discorde e ache que os riscos são nulos. 

O lado de quem concorda

Os que acham válido acreditam que a prática expõe o consumidor a possíveis problemas devido a eletricidade estática. 

Ou seja, quando acionamos uma tecla, há a geração de um gás que pode gerar ignição (produção de faíscas e fogo) em contato com substâncias inflamáveis. Toda essa combinação pode tornar possível um acidente. 

De qualquer forma, mesmo estes que concordam afirmam que esse acidente só poderia acontecer se usado o celular próximo do bico de abastecimento, no local que sai o combustível para os carros. Dentro do veículo, não haveria nenhum tipo de problema.

O lado de quem discorda

Já a outra corrente defende que a criação dessas faíscas é impossível, visto que, em estudo realizado entre 1994 e 2005, em diversas partes do mundo, foi apontado que, de 243 incêndios em postos, nenhum foi comprovado que a causa foi o uso do celular.

Além disso, para esses pesquisadores, para que aconteça um incêndio desse tipo, os componentes de voltagem de um smartphone precisariam ter a capacidade de gerar faíscas, mas, por sua baixa voltagem, dificilmente isso seria uma realidade. 

Na dúvida… 

Mesmo com uma teoria afirmando que é praticamente impossível, ter cuidado é essencial.

Uma atenção redobrada ao usar o celular nos postos pode fornecer bem mais segurança.

Por isso, utilize do bom senso e, se não for primordial, deixe para ligar ou responder mensagem quando estiver em um lugar mais tranquilo e sem substâncias perigosas por perto.

Newsletter