As origens dos principais combustíveis

29 março 2019


Gasolina comum, gasolina aditivada, etanol… Com tantas opções para abastecer, pode ficar complicado para decidir o que colocar no seu carro.  Mas esse post vai descomplicar isso pra você! Confira as origens dos principais combustíveis e descubra o que é melhor para seu automóvel.

Gasolina

A gasolina tem origem fóssil, do petróleo, que é destilado a temperaturas distintas. Ela pode ser comum, aditivada ou premium, a depender da marca.

A comum é o combustível bruto, direto das refinarias, com mais 25% de etanol anidro. Ela é basicamente igual em todas as marcas. Já a aditivada também vem com os 25% de etanol anidro e conta, ainda, com aditivos que melhoram o motor.

A gasolina premium é como a aditivada, mas conta com mais octanas. A octanagem é a medida de resistência da gasolina à queima espontânea que ocorre dentro da câmara de combustão.

Etanol

O etanol, que é o tipo de álcool que usamos nos carros, tem origem vegetal e é resultado do processo de destilação da cana com um pequeno percentual de água. Tanto ele como a gasolina são utilizados para abastecer veículos leves.

Diesel e biodiesel

O diesel é usado para ônibus, caminhões e até grandes embarcações. Além dele, o biodiesel, utilizado nos carros e caminhões com motores diesel, tem suas origem a partir de plantas oleaginosas, gordura animal e até de óleos residuais de fritura.

Gasolina refinada ou formulada: você conhece as obrigações que o posto deve cumprir quanto a isso? Confira! 

Newsletter